quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Percepção, movimento e holismo


O pensamento holístico é baseado na idéia de que devemos compreender o todo, o inteiro, o completo. Ou seja, o holismo basicamente entende que o todo é maior que a soma de suas partes.

Esse conceito traz a compreensão de que a mera disposição ou ordenação das partes não compõe o todo, e sim a inter-relação dessas partes contextualizadas no todo.

O holismo é oposto ao pensamento reducionista-mecanicista (ou ao materialismo), e vem se mostrando mais adequado para compreendermos os desafios do século 21.

Segundo a Wikipédia, encontramos em Augusto Comte (1798-1857) o primeiro filósofo que trouxe o holismo para a ciência, “ao instituir a importância do espírito de conjunto (ou de síntese) sobre o espírito de detalhes (ou de análise) para uma compreensão adequada da ciência em si e de seu valor para o conjunto da existência humana”.

Não só o meio ambiente, também como a política, a economia, e todos os aspectos da vida moderna, terão de se ajustar aos padrões de sustentabilidade.

Por isso, dentro do conceito de holismo, juntamente com a experiência que pude adquirir profissionalmente com a dança e com as atividades de ginástica, ao mesmo tempo complementares e com suas particularidades, criei o gráfico abaixo para tentar descrever esquematicamente como o desenvolvimento do ser humano em sua plenitude passa pela complementaridade corpo-mente-espírito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário